quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Avaliação

Diferenciações entre avaliação "classificatória" e "mediadora"
A avaliação classificatória não prioriza os propósitos de avaliar para a aprendizagem e a educação como um todo. Ela classifica e atribui uma nota ao aluno. Enquanto isto, a avaliação mediadora, leva em consideração o conhecimento como apropriação do saber do aluno e do professor, como – ação – reflexão – ação que se passa na sala de aula em direção a um saber aprimorado, enriquecido, carregado de significados e de compreensão.

#Posição reducionista da avaliação escolar
A avaliação reducionista é aquela que toma como instrumento provas ou exames em certos períodos do ano, deixando de avaliar o processo contínuo do aluno que está presente em uma diversidade muito grande de atividades escolares que acontecem no decorrer do ano letivo, privilegiando a memorização. O processo educativo é muito mais do que a avaliação dos conhecimentos, apenas. O aluno está inserido em um contexto muito grande, onde está integrado vários aspectos afetivos e habilidades, que devem ser levados em consideração.

#Visão unilateral da avaliação
A visão unilateral da avaliação, avalia somente os alunos, demonstrando a autoridade do professor. Os alunos são dispostos em filas, de costas uns para os outros, tendo o professor como o centro de tudo. Nesta visão, a proposta pedagógica da avaliação é inexistente, pois, na maioria das vezes, o professor preocupa-se e leva em consideração apenas o conteúdo que deve ser dado, as provas que precisam ser aplicadas e as notas a que cada aluno será submetido.

#A postura ética do professor frente à avaliação
O papel do professor frente à avaliação é que ele aja como um facilitador para que os alunos se desenvolvam dentro de todo um contexto que o envolve. O professor pode e deve criar condições favoráveis para que haja diálogo, autonomia e incentivo durante a aprendizagem, fazendo com que as descobertas aconteçam de forma cooperativa e participativa.

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