Muito se fala sobre a violência na escola. Eu, sou uma que fica indignada e reclamo bastante.
Mas, lendo o texto Significações de violência na escola:equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança?, de Jaqueline Picetti, onde aparece como Piaget explica este desenvolvimento acontece na criança, surgiram dúvidas na minha cabeça.
Para Piaget (1994) até em torno de 10 anos, os atos são avaliados segundo seus resultados, independente das intenções. Que as crianças pensam a partir de seu ponto de vista, que a sanção deve corresponder exatamente ao ato cometido, para que o culpado sofra as consequências...
Então, agora, penso: - Será que para as crianças, devolver um tapa, soco ou empurrão, não quer dizer que quera ser violenta, mas, para o seu momento de desenvolvimento moral, isto seja certo e justo?
São coisas que muto acrescentam, pois modificam as nossas visões e julgamentos.
Gostei...!!!
De uma certa maneira, me senti um pouco aliviada e com uma sensação de que nem tudo está perdido, pois nem todas as atitudes das crianças são sinais de crueldade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Uma ótima postagem ;-)
Coloco apenas que a idéia que o texto te passou não ficou muito clara. Com sua postagem não é possível entender claramente (para quem não leu) a idéia central discutida no texto.
Consegues detalhar um pouco mais as idéias do texto?
Beijos
Melissa
Postar um comentário