sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Disciplinas 2008/1

Em Estudos Sociais...


NOÇÕES DE TEMPO E ESPAÇO


A noção de espaço se inicia quando a criança ainda é pequena. Isso acontece no dia-a-dia, quando começa a engatinhar, através dos seus sentidos, no dentro-fora, em cima, embaixo. Depois, vem a fase do espaço representativo, onde já consegue representar o espaço, falar, desenhar e descrevê-lo. Mais tarde, vem a fase do espaço operatório, onde consegue perceber a direita e esquerda, por exemplo.
Então, a construção da noção de espaço se dá por etapas. E é importante que o professor conheça essas etapas, pois assim, pode entender melhor alguns possíveis erros das crianças.
Quanto a noção de tempo também não é tão simples para a criança, pois trata-se de algo abstrato. Por esse motivo, como é claro no texto lido, o início, ou o ponto de partida deve ser sempre o cotidiano da criança, ou fato por ela presenciado, pois a noção de tempo infantil tem como referência o tempo vivido pela criança.
Na escola, é preciso ver a importância da compreensão do tempo em suas dimensões: o tempo físico ( quantificação do tempo: dias, meses, anos, séculos) e o tempo histórico ou social ( perceber o seu tempo como diferente de outros tempos ou épocas).
É preciso ter paciência e lançar mãos de atividades que facilitem essa compreensão.

Nenhum comentário: