terça-feira, 30 de novembro de 2010

Letrado ou alfabetizado

Continuo muito preocupada com esta dúvida que apresentei durante o semestre. Me pergunto onde está o erro. O que deveremos fazer para que os nossos alunos consigam atingir o sucesso na escola aprendendo além da simples leitura. As crianças, na sua maioria, vão passando de ano para ano sem entenderem o contexto do mundo que as cerca. A leitura vai muito além do que está escrito em livros. Precisa-se compreender o que está acontecendo à sua volta, na realidade que o aluno está inserido. Creio que um dos fatores que ajuda o fracasso da educação na escola, é o fato de termos que aprovar alunos sem a devida condição. Vivemos uma realidade onde o que realmente importa é a estatística no final do ano. desta forma, alunos vão sendo "empurrados" para frente sem ter condições. É lamentável que isso aconteça, mas convivemos anualmente com essa realidade.

Planejamento

Em 2009\2 fiz uma postagem sobre um texto lido, entitulado: Planejamento: em busca de caminhos, de Maria Bernadete Castro Rodrigues. Na posragem, eu falei sobre a importância de um planejamento baseado na realidade de nossos alunos. Eu não consigo imaginar uma aula, onde o professor não tenha pensado, prèviamente, na aula que irá realizar. E, mais ainda, em um planejamento feito sem levar em consideração de como são, da vida que levam seus alunos e seus interesses. Planejar é um dos inícios necessários para que as aulas ocorram com sucesso e prazer para todos os envolvidos.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Trabalho com PA

Ainda em 2009\1 tivemos que realizar um PA em grupo. O projeto foi sobre o Rio dos Sinos. Na postagem que fiz, relatei que não gostei muito do resultado, pois o assunto não me empolgou. Hoje, ainda penso assim: o assunto do PA tem que me cativar. Acho que é um conjunto, aluno e professor tem que se apaixonar pelo assunto, pois só assim vai render e dar bons frutos.

Inclusão

A disciplina de Inclusão foi extremamente útil para mim. Aprendi muito. Adorei. Foi justamente no ano que tive que atender duas inclusões no meu Projeto de Artes. Eram duas meninas: uma com síndrome de down e outra com paralisía cerebral. Com as aprendizagens que tive, pude me sentir mais segura para trabalhar. Também tivemos opurtunidade de participar de fóruns onde cada colega contava as sua experiências com inclusões. Histórias e realidades emocionantes e motivadoras.

Etnias

Em 2009\1, trabalhamos com etnias. Fiz uma postagem sobre uma atividade de fazer um Mosaico de Etnias. Foi um trabalho muito bom, onde trabalhei com os meus alunos sobre as suas famílias e descendências. Na época, lembro bem, a alegria e satisfação que eles demonstraram em poder falar sobre as pessoas da família com quem se achavam parecidos. Depois, montamos o mosaico com fotos destas pessoas e deles. Ficou um trabalho bem bonito e significativo.

Ser professor

Ainda no semestre 2008\2 postei sobre um texto do Maurice Tardif que falava sobre o trabalho do professor. Na postagem disse que entendia como era grande a nossa responsabilidade em trabalhar como professora. Mas, no meu atual momento, penso que estou entendendo mais ainda, pois pela primeira vez, estou trabalhando com uma turma de alfabetização. E, quando me dou conta que tenho sob meus cuidados crianças que estão numa fase tão importante, é que realmente vejo meu papel. Estou gostando muito de trabalhar com esta faixa etária, mas, às vezes, me dá um medo de estar deixando de fazer alguma coisa ou mesmo estar fazendo algo errado. Porém, acho importante fazer esta autoavaliação para melhorar cada vez mais meu trabalho.

Gestão na Educação

No semestre de 2008\2, fiz uma postagem que falava sobre a gestão na escola. Na época, demonstrei ter gostado muito da interdisciplina e, também, a minha indignação quanto à gestão autoritária que havia na minha escola. Eu pretendi demonstrar que a disciplina foi muito útil e importante para mim, porque me abriu os olhos para muita coisa e com as aprendizagens que tive, me senti mais segura para enfrentar problemas que encontrava no meu local de trabalho.
Hoje, graças a Deus, a minha escola é outra. Finalmente, em 2009, tivemos uma eleição direta e conseguimos eleger quem queríamos. Atualmente a nossa equipe diretiva é bastante democrática e capacitada. Estamos muito felizes.

domingo, 28 de novembro de 2010

Organização e Gestão da Educação

Em outubro de 2008 estava bem angustiada em fazer um trabalho da disciplina dobre o financiamento da educação. Mas, acabei conseguindo e fiz sobre o Conselho do Fundeb.
Aprendi que o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Magistério) entrou em vigor depois do final do Fundef.
Atribuições do Conselho:
• Acompanhar e controlar a repartição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo;
• Supervisionar a realização do Censo Educacional Anual;
• Examinar os registros contábeis e demonstrativos gerenciais mensais e atualizados relativos aos recursos ou retidos à conta do Fundo;
• Acompanhar o processo de elaboração orçamentária do Município;
• Elaborar seu Regimento interno.