sábado, 23 de outubro de 2010

Financiamentos para a educação

Em outubro de 2008, na disciplina de Organização e gestão da educação, fizemos uma tarefa que tratava sobre as noções gerais sobre o financiamento da educação. O conselho que escolhi para escrever, foi o FUNDEB. Entre algumas características deste conselho, escrevi, como mostrarei abaixo, que precisamos fazer valer nossa força como pais alunos ou professores e fiscalizar para onde vão as verbas destinadas à educação e como são usadas. Relendo, vejo que sempre pensamos em fiscalizar, correr atrás do que é certo e tentamos fazer o melhor para a educação. Hoje, numa época que estamos quase elejendo um novo comandante para o nosso país, torço para que ele ou ela sejam pessoas que pensem mais na educação, pois, como digo no trabalho que realizei, está na escola o futuro do nosso país.
"Para que os recursos enviados sejam bem aplicados, necessita-se de fiscalização. Por esse motivo, os municípios mantém Conselhos que são compostos por segmentos da comunidade escolar e social.
Toda e qualquer pessoa da comunidade pode pedir esclarecimentos e informações sobre o valor destinados às escolas, pois estas informações são públicas.
Quando a comunidade (pais, alunos, professores) agem de forma participativa e ativa, a qualidade de ensino melhora, porque a utilização da verba pode ser melhor aplicada, pois é a comunidade que compõem cada estabelecimento de ensino que sabe das suas reais necessidades.
Sabemos que as mudanças não vão parar por aí, mas temos que acreditar que vai chegar o dia em que a educação no nosso país vai ser, realmente, de qualidade.
Afinal, é na escola que está a semente para um futuro melhor. E é fiscalizando e sabendo o que está acontecendo no nosso município e estabelecimento de ensino que podemos iniciar esta mudança para melhor. Temos que saber usar a nosso favor o poder e a força que temos., pois assim só temos a ganhar."

Nenhum comentário: