sábado, 23 de outubro de 2010

Em Psicologia...

Reflexão sobre a leitura: Aprendizagem na vida adulta
Segundo Piaget, o desenvolvimento ocorre de forma integrada entre um período e seus posteriores. Estes períodos não são designados pela idade que o indivíduo tem mas , sim, pela sua relação com os objetos do seu conhecimento, sua maneira de pensar e como vivencia os problemas da realidade.
E eu acho que é assim mesmo que acontece, pois na minha vida, sempre aprendi vivenciando as situações. De nada adiantava falar, como um ensinamento pronto. Sempre tive que viver o momento para aprender. E não tem a ver com a idade. Era, e é, o momento, sempre.
E tanto faz que sejamos criança, adolescente ou adulto, aprendemos através do enfrentamento dos problemas e não com respostas ou situações prontas.
Na educação, no geral, também deve haver o cuidado de não nos prendermos somente nos conteúdos prontos, pois as relações interpessoais fazem a diferença e são de extrema importância. Conforme Maturana: “ A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro.”
Também, a importância do respeito que devemos ter com o outro que está aprendendo, pois nem sempre fazemo-nos entender. Como diz Maturana:” Diferentes verdades existem, como tantos sujeitos existem e devem ser respeitados.”
E, assim, vamos passando pela vida aprendendo sempre e nos deparando com novos desafios e experiências, assim como todos os momentos que vivemos no Pead que foram de novas expectativas e realizações.

Nenhum comentário: