terça-feira, 20 de outubro de 2009

Letramento

Letramento é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É a condição que um indivíduo ou grupo social adquire em consequência de ter se apropriado da escrita.
Hoje em dia, letrado não é aquele que somente aprende a ler e escrever, mas é a pessoa que domina a leitura, fazendo uso dela e da escrita.
O nível do letramento dependerá muito das variedades de textos escritos que as crianças ou adultos reconhecem.
Uma pessoa que convive e tem acesso a um ambiente rico em leituras variadas, terá um nível muito maior do que aqueles que não tem no seu cotidiano o contato com o mundo letrado.
Paulo Freire afirma que: "na verdade, o domínio sobre os signos linguisticos escritos, mesmo pela criança que se alfabetiza, pressupõe uma experiência social que o precede - a da "leitura" do mundo".
Atualmente, vivemos momentos difíceis, pois a maioria dos adultos e crianças, são alfabetizados e não letrados, isto é, leem o que está escrito, mas não conseguem compreender e\ou interpretar.
E, aí, está um dos grandes desafios do professor... oferecer o máximo possível de recursos para que o processo de aquisição da leitura e escrita aconteça de maneira efetiva e qualificada.

Um comentário:

celilutz1 disse...

Olá Carmen:
São muito pertinentes as reflexões que estás trazendo. Paulo Freire, no livro A importância do ato de ler, aborda muito bem a questão da leitura do mundo e da leitura da palavra.
Para qualificar ainda mais a tua postagem, seria interessante que pudesses citar algumas experiências do teu cotidiano escolar, pessoal, familiar, que servissem de evidência, de argumento. Achas que o estudo do tema Alfabetização e Letramento pode auxiliar para melhorar ainda mais a tua prática? De que forma? Fica o convite à reflexão.
Grande abraço.
Celi